sábado, 5 de fevereiro de 2011

Gestão da Rotina gera resultados

Gestão da Rotina gera resultados


Desde o fim de 2004 a Santa Maria vem implementando em sua área industrial o Programa TPM (Total Productive Management) ou Gestão Produtiva Total, com objetivo de reduzir as falhas e perdas nos processos produtivos. A organização vem utilizando uma ferramenta denominada Gestão da Rotina, que define cinco rotinas prioritárias nos processos industriais:

1ª Capacitação Operacional: trabalha no planejamento e execução da capacitação dos colaboradores com base nos padrões operacionais;

2ª Manutenção das Condições Básicas: realiza o mapeamento dos equipamentos, sistemas e componentes que servem de base para a definição de tarefas de manutenção nos equipamentos;

3ª Manutenção das Condições Operacionais: são mapeadas e padronizadas as tarefas operacionais que garantem a execução das atividades de forma eficaz;

4ª Restauração da Deterioração: garante a restauração das condições de uso dos equipamentos do processo produtivo por meio de ações, tanto da manutenção como da operação e equipe de segurança;

5ª Tratamento de Falhas: trata do registro e análise de falhas funcionais ocorridas nos equipamentos ou nos processos que impedem a realização da produção, conforme os parâmetros pré-estabelecidos.

Atualmente, a Gestão da Rotina está presente nos processos da Divisão Madeira e Divisão Papel, ao todo são sete processos que trabalham com essa metodologia. Após 4 anos de implementação do programa muitos resultados já foram alcançados, como:

- Aumento da Disponibilidade, Performance e Qualidade do Processo de Fabricação de Papel: 1º semestre 2008 --> 73%, 2º semestre 2008 --> 78%
- Aumento da Produtividade da Divisão Madeira: 1º semestre 2008 --> 37 m³ por dia, 2º semestre 2008 --> 48 m³ por dia
- Redução de custos de produção nos processos de Desdobro, Secagem e Beneficiamento: 2º semestre 2008 --> redução de R$300,00 por m³
- Aumento no rendimento da matéria-prima na Divisão Madeira: 1º semestre 2008 --> 39%, 2º semestre 2008 --> 46%
- Diminuição do Tempo de Falhas no Processo de Desdobro: entre o 2º e 3º trimestre de 2008 --> redução de 31%

Todos esses resultados são garantidos pelo empenho e comprometimento de todos os colaboradores na utilização da metodologia. Com base nesses resultados, em 2009 a Gestão da Rotina será expandida para outros processos da organização.

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